sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Meu cão pode comer comida de gato e meu gato comer comida de cão?


O acontecimento mais comum é a troca de ração entre espécies. Este fato pode provocar distúrbios gastrointestinais a curto e médio prazos, e danos renais e hepáticos a médio e longo prazos, geralmente irreversíveis. Por exemplo, muitas vezes vemos que cães têm verdadeiro apreço por ração felina. A razão disso é que o gato possui um paladar mais apurado, obrigando que a ração seja mais saborosa. Mas há um pequeno porém: a ração de gato possui uma substância que é indispensável a esse animal, a taurina. Essa proteína está presente na ração pois o gato não é capaz de sintetizá-la, e tem importante papel no metabolismo felino. A falta dessa proteína, a médio e longo prazos, provoca degeneração de retina e cardiomiopatia. Perda de dentes e pêlos também são efeitos colaterais de insuficiência de taurina.
Gatos também requerem mais proteína nas dietas deles que cachorros, e a comida deles tem frequentemente conteúdo calórico e de gordura mais alto. Para um cachorro que come comida de gato, ele está consumindo mais calorias que deve. Sim, a comida pode estar gostosa, mas pode causar obesidade. Muitos cães também experimentam problemas digestivos ao comer comida de gato; embora, não sejam problemas sérios.
A taurina é dispensável na ração canina que é capaz de sintetizá-la no seu organismo, sendo que a presença em excesso desse nutriente (e entenda-se por excesso simplesmente a quantidade presente na ração felina) provoca disfunções nutricionais e metabólicas no cão.

Portanto: cães que só comem ração de gato apresentam excesso de taurina no seu organismo, excesso de proteína e excesso de gordura
Gatos que só comem ração de cães apresentam deficiência de taurina no seu organismo
P.S. de vez em quando dar algumas "bolinhas" da ração de um para o outro não gera maiores consequências, mas deve-se evitar. Alexandre Caribé

Um comentário:

  1. Olá... A grande questão é: como evitar com que isso acontece. Na minha casa tenho um gato e um cachorro. No meu caso, o gato só quer comer a ração do cachorro. Com a minha namorada acontece a mesma coisa e o pior: a gatinha dela é bebezinha ainda, tem uns três meses. Como passamos boa parte do dia fora, não podemos deixar a ração dos cães sem que estejam dispostas para eles. De início pensamos em dar a comida de manhã, quando saímos de casa, e de noite, quando chegamos, evitando com que o gato coma. Mas acho pouca a quantidade e nem sempre eles comem no momento em que queremos dar. E se deixarmos no chão so gatos comem mesmo. O que fazer???? Se puderem me ajudar com dicas, o meu e-mail é: brunonascimentorosa@hotmail.com. Já pesquisei sobre comidas que cachorros amam e gatos odeiam para poder colocar na tijela deles e espantar os gatos, mas não achei nada

    ResponderExcluir